5 dicas de temperos para deixar sua carne boa para churrasco

Resultado de imagem para temperar carne

Um corte muito bom pode ficar excelente com o toque certo. Saiba como deixar a sua carne melhor ainda com nossas dicas de temperos interessantes para inovar na churrasqueira!

Elemento usado para realçar o sabor dos alimentos, o tempero é uma palavra que nos remete a um toque especial e que pode fazer a diferença. Em muitos casos, como o frango, o tempero adiciona mais sabor e surpresa ao prato. Na gastronomia, o indicado é que o cozinheiro utilize sempre condimentos naturais e descarte qualquer possibilidade de adicionais industrializados, o que garante um alimento mais saudável e natural. Já em churrascos, a primeira opção é sempre o sal grosso, ideal para não superar ou esconder o sabor das carnes. No entanto, você pode explorar outros caminhos e experimentar ingredientes que darão um toque especial aos seus preparos.

Conheça 5 temperos indicados para deixar sua carne boa para churrasco e saiba como realçar o gosto do tradicional churras.

  • Sal

Para muitos especialistas, carne boa para churrasco deve ser temperada apenas com sal grosso. Ele não interfere em seu sabor natural, preservando sua suculência. No entanto, existem algumas opções que podem ser usadas para variar e dar um toque especial na sua churrascada. A flor de sal, por exemplo, combina perfeitamente com carnes vermelhas e é indicado utilizar depois do preparo, quando o corte já está pronto. Já o sal negro, que tem origem vulcânica e indiana, tem uma cor mais escura ou avermelhada. Com propriedades nutritivas para a saúde, o sal negro não é refinado e costuma ter um sabor mais acentuado e sulfuroso, sendo ideal para temperar carnes e peixes.

  • Marinadas

 Opção interessante para deixar a carne boa para churrasco, essa técnica consiste em aplicar na corte uma solução preparada com temperos e algum componente ácido. Nas carnes vermelhas, uma excelente opção é uma marinada com combinação de vinho tinto e temperos naturais como alecrim, tomilho ou louro. Nesse caso, deixe a peça imersa na solução por algumas horas para que o corte absorva o tempero. Depois, é só colocar para assar e aguardar a degustação. Cortes de carne menores têm melhores resultados quando são deixados para marinar durante um período de 6 horas; já as grandes peças são indicadas para serem deixadas marinando durante um período de 12 horas.

  • Ervas finas

Excelente opção de tempero para carne boa para churrasco, as ervas finas oferecem sabores exclusivos, texturas diferentes e dão originalidade a seu corte. Para as carnes vermelhas, prefira o tomilho. Já para as brancas, o manjericão e peças de cordeiro, o alecrim.

  • Gordura

Quer tempero mais natural do que a própria gordura do próprio corte? Preparar o churrasco com esse elemento é essencial para ter o sabor ideal de cada peça preparada no seu churras. A gordura é garantia de uma peça macia e suculenta. Mas se seus convidados não quiserem consumir, não tem problema: asse com ela e retire-a só no prato.

  • Sabores que encantam

Para quem gosta de enriquecer o paladar dos convidados, uma carne boa para churrasco pode ser preparada com temperos mais provocantes, que oferecerão uma experiência bastante original. O alho, por exemplo, combinado com uma saborosa picanha, pode ser ótima opção para quem quer variar esse prato. Preparar o corte junto com aspargos na grelha também é de deixar qualquer um impressionado. Além dessas combinações, você pode explorar outras possibilidades para encantar ainda mais seus convidados.

 

O sal grosso é e sempre será essencial em qualquer churrasco. No entanto, você pode aproveitar essas dicas para se inspirar e criar novas experiências na churrasqueira. Abuse da sua criatividade e convide amigos e familiares para experimentar suas invenções. Mas não esqueça: carne boa para churrasco será sempre aquela em que o menos é mais e o simples pode fazer a diferença, principalmente com cortes nobres – eles não precisam de muito e falam por si só.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/artedochurrasco2/

Crédito: Sociedade da carne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *